O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares

Melhoramentos | 2015

O livro O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares, publicado pela Editora Melhoramentos e ilustrado por Catarina Bessel dá, na verdade, continuidade à uma pesquisa que venho fazendo há mais 30 anos, selecionando e criando versões de narrativas populares. Neste caso, atuo de forma muito semelhante ao contador de histórias tradicional que entra em contato com uma narrativa popular, se identifica e se apaixona por ela e a reconta a seu modo.

O diferencial de  “O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares” é que suas histórias são um pouco mais densas e talvez exijam um leitor com alguma experiência de vida.

Não pela linguagem que é muito simples, direta e popular. Mas pelos temas abordados. Sendo assim , o leitor vai encontrar no livro, por exemplo:

A história de uma moça criada e educada pela própria Morte e o que acontece com ela.

A história do jovem marceneiro apaixonado pela moça mais bela e rica da cidade – que ainda por cima é casada – e qual seu inesperado desfecho.

A história do moço que ajuda um cara a morrer e mais tarde é recompensado pelo morto que agradecido volta para ajuda-lo num momento muito difícil.

E por aí vai.

Preciso dizer que me sinto privilegiado por poder trazer ao leitor essas incríveis e complexas histórias inventadas pelo povo.