Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais!

Moderna | 2007 | Ilustrações: Mariana Massarani

A coleção Zé Valente é composta por quatro livros:

  • Você diz que sabe muito, borboleta sabe mais! destinado às primeiras séries;
  • Você me chamou de feio, sou feio mas sou dengoso! para as segundas séries;
  • Entrei num raio de sol, saí num raio de lua! para as terceiras;
  • Não tenho medo de homem, nem do ronco que ele tem! para as quartas séries do primeiro grau.

Isso em tese porque, na verdade, os livros são intercambiáveis. Todos os títulos podem ser lidos em todas as séries. Fora isso, a coleção foi criada tendo em vista alguns pressupostos:

  1. a crença de que é preciso formar leitores – pessoas que saibam usar livros em benefício próprio – para que tenhamos, no futuro, um país mais rico e mais justo;
  2. a crença de que para formar leitores a diversidade de gêneros literários pode ser muito útil e
  3. a crença de que a maioria das pessoas, em nosso país, tanto analfabetos como gente formada na universidade, por razões familiares, de berço e de vida, tem uma profunda ligação com a cultura popular. Acredito até que a cultura do povo, informal, alegre e espontânea, funcione como uma espécie de tecido mediador que identifica e une todos os brasileiros.

Por tudo disso, os textos da coleção Zé Valente recorrem à linguagem popular e acessível, trazem contos de encantamento, quadras, ditados, trocadilhos, anedotas, adivinhas, brincadeiras com palavras e até receitas culinárias populares.

A esperança é a de que os pequenos leitores leiam, se distraiam, tenham idéias, soltem a imaginação, pensem na vida, caiam na gargalhada, se emocionem e, assim, encantados, passem a gostar de ler.

Quem sabe, depois, alguns sintam vontade de ler outros livros. Se isso acontecer, é possível que estes passem a ser leitores e isto, tenho certeza, será muito bom para eles e para todos nós.