Vou-me embora desta terra, é mentira eu não vou não!

Moderna | 2008

Fingiste que me enganaste
Eu fingi que acreditei
Foste tu que me enganaste
Ou fui eu que te enganei?

Quadra popular

Este livro faz parte da Série do Zé Valente criada tendo em vista a formação de leitores por meio da ficção, da linguagem poética e do contato com diferentes gêneros literários. Adivinhas, quadras populares, brincadeiras com palavras e anedotas, se mesclam às histórias, poesias, ditados, e até deliciosas receitas, como a de bolo de laranja e a de bala puxa-puxa, numa miscelânea capaz de mostrar ao leitor o quanto podem ser diversas e divertidas as formas de se expressar.

Além de tudo isso Vou-me embora desta terra, é mentira eu não vou não! apresenta a proposta de um roteiro para a criação de histórias. Ao criar a própria narrativa e compará-la com a dos colegas e com as do próprio livro, o pequeno leitor terá oportunidade de entrar em contato com seu potencial criativo e assim aprimorar seu texto e sua capacidade expressiva.

Histórias como O caso do espelho, A conta maluca ou A língua do papagaio, bem como a história do cachorro que fala e tem dúvidas existenciais, ou as divertidas trapalhadas de Zé Valente e seu amigo Zé Ninguém fazem com que o leitor penetre no mundo lúdico da imaginação e da ficção.

A linguagem acessível do livro, nas palavras do autor, traz a esperança de que “os pequenos leitores leiam, se distraiam, tenham idéias, soltem a imaginação, pensem na vida, caiam na gargalhada, se emocionem, e que, assim, encantados, passem a gostar de ler!”