Livros

Livros em catálogo

Capa do Livro Se eu fosse aquilo nova

Se eu fosse aquilo

Ática | 2014
Existe algo pior que chuva nas férias? Existe: é ver o rabinho de uma lagartixa passeando sobre o bife que você está prestes a abocanhar… dá pra imaginar a cena? É de arrepiar!
capa_sabio_ao_contrario_2014

O sábio ao contrário

Editora do Brasil | 2014
Num reino muito distante vivia um velho sábio que passava a vida a estudar um assunto inusitado: os puns dos seres humanos e dos animais. Uma teoria fundamentava sua pesquisa: todo ser vivo solta puns e a partir deles pode-se descobrir muito sobre quem os emite.
Trezentos parafusos a menos

Trezentos parafusos a menos

Moderna | 2013
Nova edição: A primeira edição de Trezentos parafusos a menos foi publicada em 2002 e em 2004 ganhou o White Ravens, prêmio dado pela Biblioteca Internacional de Livros para Crianças e Jovens de Munique. Imagino que a história desse livro tenha nascido a partir da minha própria experiência como pai. Quantas e quantas vezes na vida fiz ou disse coisas e, de repente, dei de cara com um dos meus filhos, às vezes os três juntos, coçando a cabeça com olhos arregalados e abismados como se dissessem: “meu pai é o fim da picada!”.
Fragosas brenhas

Fragosas brenhas do mataréu

Ática | 2013
Um jovem de cerca de 15 anos se vê abandonado após a morte da mãe. Ele seria apenas um adolescente, mas estamos no século XVI, em Portugal, onde garotos precisam se tornar homens muito cedo, e a fé, em vez de reconfortar, fomenta o ódio e o medo. Órfão, ele é condenado a trabalhar na frota ultramarina portuguesa e empreender a maior de todas as aventuras: a arriscada viagem para o Novo Mundo, para as terras de um Brasil ainda em formação, de matas intransponíveis, rios abundantes e povos tão misteriosos quanto perigosos. Durante a jornada, o jovem narrador-protagonista vai descobrir o fascinante choque entre o conforto das verdades estabelecidas e o desassossego de uma vida pulsante e repleta de encontros, indagações, paixão, amizade.
Tese abencoado

Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular.

Edusp | 2013
Tese de Doutorado: Abençoado & Danado do Samba, de Ricardo Azevedo, busca identificar, caracterizar e compreender algo que, embora bastante diversificado e multifacetado, poderia ser sintetizado pela noção de discurso popular. Este, por sua vez, estaria inserido numa assistemática, mas riquíssima e influente “poética popular”, um conjunto de princípios que permitem afirmar que tal discurso seja de fato predominantemente popular e, também, capaz de determinar e reunir certas características, recursos e procedimentos recorrentes em sua linguagem.
Capa do livro O motoqueiro que virou bicho

O motoqueiro que virou bicho

Moderna | 2012 | Ilustrações: Capa: Kiko Farkas
Sei que vai ter gente me chamando de louco e mentiroso. Entretanto, posso jurar, o que vou contar aconteceu de verdade, não é ficção, não é nenhuma história inventada por mim. Aconteceu no duro, na minha carne, na minha cabeça, nas minhas entranhas. Queria ver você, leitor, na minha pele. Queria ver você acorrentado, tomando porrada, sentindo medo.
Capa Meu livro de folclore

Meu livro de folclore

Editora Ática | 2011
O folclore, ou seja, o universo onipresente e transitório formado pelos mitos, contos, versos, festas, comidas, danças, rezas, simpatias, crendices, anedotas, adivinhas, cantigas, ditados, parlendas, frases feitas etc., inventados pelo povo, é do tamanho do infinito.
Capa do livro O leão da noite estrelada

O leão da noite estrelada

Formato | 2011

Texto revisto e ampliado. Uma história vem sempre de muito longe. O leão da noite estrelada, segundo Ricardo Azevedo, surgiu, primeiro, de um texto que não foi adiante: a história de um jacaré que lutava contra sua imagem de malvado, herança de seu pai. Depois, de uma série de noticias de jornal, recortadas pelo autor, […]