Livros sobre cultura popular

Moço que carregou o morto nas costas - Capa CP 01ed01.indd

O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares

Melhoramentos | 2015
O livro O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares, publicado pela Editora Melhoramentos e ilustrado por Catarina Bessel dá, na verdade, continuidade à uma pesquisa que venho fazendo há mais 30 anos, selecionando e criando versões de narrativas populares.
Tese abencoado

Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular.

Edusp | 2013
Tese de Doutorado: Abençoado & Danado do Samba, de Ricardo Azevedo, busca identificar, caracterizar e compreender algo que, embora bastante diversificado e multifacetado, poderia ser sintetizado pela noção de discurso popular. Este, por sua vez, estaria inserido numa assistemática, mas riquíssima e influente “poética popular”, um conjunto de princípios que permitem afirmar que tal discurso seja de fato predominantemente popular e, também, capaz de determinar e reunir certas características, recursos e procedimentos recorrentes em sua linguagem.
Capa Meu livro de folclore

Meu livro de folclore

Editora Ática | 2011
O folclore, ou seja, o universo onipresente e transitório formado pelos mitos, contos, versos, festas, comidas, danças, rezas, simpatias, crendices, anedotas, adivinhas, cantigas, ditados, parlendas, frases feitas etc., inventados pelo povo, é do tamanho do infinito.
Capa do livro Contos e lendas de um vale encantado

Contos e lendas de um vale encantado

Ática | 2010
A região cheia de serras e paisagens bonitas tem muitas histórias para contar. Isso porque é muito antiga. São trezentos e tantos anos de gente vivendo no vale, trabalhando, construindo vilas e cidades, plantando, comerciando, sonhando, rezando, lutando para viver, contando histórias, inventando tradições, lendas e crendices, ou seja, explicações para as coisas do mundo.
Capa do livro A borboleta azul

A borboleta azul

ÔZé | 2010 | Ilustrações: Sylvia Helena Boock

Dois viajantes andavam a pé pelos caminhos e descaminhos do mundo. Durante sua jornada, percorreram outros países, visitaram povos e costumes desconhecidos e atravessaram montanhas, vales, florestas e desertos. Certo dia, o sol estava  de rachar, decidiram parar para descansar o corpo. Sentaram-se debaixo de uma mangueira. O lugar era agradável e florido. Os passarinhos […]

Capa do livro Contos de Adivinhação

Contos de Adivinhação

Ática | 2008
Longe de ser apenas brincadeiras com palavras, todas as adivinhas costumam também ser metáforas. Ou seja, dizem uma coisa mas, ao mesmo tempo, querem dizer outra.
Capa do livro Cultura da terra

Cultura da terra

Moderna | 2008
O Brasil é um país imenso cheio de gente que viaja para lá e para cá. Muitas pessoas saem do Nordeste para viver no Pará, Santa Catarina, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia, Amapá, Goiás e outros lugares.