Livros sobre cultura popular

Trago na Boca a Memória do meu Fim

Ática | 2019
Iniciei a pesquisa sobre o período colonial brasileiro em 2010 e dela resultou o livro Fragosas Brenhas do Mataréu, publicado em 2013, ganhador do prêmio Jabuti na categoria Melhor Livro Juvenil, em 2014. Acontece que continuei estudando o assunto e com um interesse cada vez maior. É que, por meio dos livros que lia, eu me sentia – e ainda me sinto –, de um lado, a mergulhar num passado aventureiro, injusto, áspero, rico e fascinante vivido pelos primeiros brasileiros e, de outro, muito próximo do Brasil de hoje.

O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares

Melhoramentos | 2015
O livro O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares, publicado pela Editora Melhoramentos e ilustrado por Catarina Bessel dá, na verdade, continuidade à uma pesquisa que venho fazendo há mais 30 anos, selecionando e criando versões de narrativas populares.
Tese abencoado

Abençoado & Danado do Samba: Um estudo sobre o discurso popular.

Edusp | 2013
Tese de Doutorado: Abençoado & Danado do Samba, de Ricardo Azevedo, busca identificar, caracterizar e compreender algo que, embora bastante diversificado e multifacetado, poderia ser sintetizado pela noção de discurso popular. Este, por sua vez, estaria inserido numa assistemática, mas riquíssima e influente “poética popular”, um conjunto de princípios que permitem afirmar que tal discurso seja de fato predominantemente popular e, também, capaz de determinar e reunir certas características, recursos e procedimentos recorrentes em sua linguagem.
Capa Meu livro de folclore

Meu livro de folclore

Editora Ática | 2011
O folclore, ou seja, o universo onipresente e transitório formado pelos mitos, contos, versos, festas, comidas, danças, rezas, simpatias, crendices, anedotas, adivinhas, cantigas, ditados, parlendas, frases feitas etc., inventados pelo povo, é do tamanho do infinito.
Capa do livro Contos e lendas de um vale encantado

Contos e lendas de um vale encantado

Ática | 2010
A região cheia de serras e paisagens bonitas tem muitas histórias para contar. Isso porque é muito antiga. São trezentos e tantos anos de gente vivendo no vale, trabalhando, construindo vilas e cidades, plantando, comerciando, sonhando, rezando, lutando para viver, contando histórias, inventando tradições, lendas e crendices, ou seja, explicações para as coisas do mundo.
Capa do livro A borboleta azul

A borboleta azul

ÔZé | 2010 | Ilustrações: Sylvia Helena Boock

Dois viajantes andavam a pé pelos caminhos e descaminhos do mundo. Durante sua jornada, percorreram outros países, visitaram povos e costumes desconhecidos e atravessaram montanhas, vales, florestas e desertos. Certo dia, o sol estava  de rachar, decidiram parar para descansar o corpo. Sentaram-se debaixo de uma mangueira. O lugar era agradável e florido. Os passarinhos […]

Capa do livro Contos de Adivinhação

Contos de Adivinhação

Ática | 2008
Longe de ser apenas brincadeiras com palavras, todas as adivinhas costumam também ser metáforas. Ou seja, dizem uma coisa mas, ao mesmo tempo, querem dizer outra.